A Síndrome de
Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma
desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo, e
afeta de 3 a 7 crianças em cada mil diagnosticadas. É um transtorno
profundo do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na
interação social e coordenação motora, e pelos padrões não usuais e restritos
de interesse e conduta. Este comportamento foi observado e descrito por Hans
Asperger, um médico austríaco, cujo trabalho só foi traduzido para o resto do
mundo nos anos oitenta.
Perfil de uma criança com Asperger
A criança que
sofre de Asperger tem um aspecto externo normal, pode ser inteligente e não ter
atraso na aquisição da fala. No entanto, apresenta problemas para se relacionar
com os demais e em certas ocasiões apresentam comportamentos inadequados. A
capacidade intelectual das crianças com Síndrome de Asperger é normal e sua
linguagem normalmente só se vê alterada quando é utilizada para fins
comunicativos. Podem fixar sua atenção num tema concreto, de maneira obsessiva
muitas vezes, pelo que não é estranho que aprendam a ler sozinhos numa idade
muito precoce, se essa for sua área de atenção.
Uma criança com esta Síndrome, se encontrará também afetada,
de maneira variável, nas suas relações e habilidades sociais, e no
comportamento com traços repetitivos e uma limitada gama de interesse. Tem uma
compreensão muito ingênua de suas situações sociais, e não podem manipulá-las
para seu próprio benefício.
A má adaptação que apresentam em contextos sociais, é fruto
de um mal entendimento e da confusão que lhes cria a exigência das relações
interpessoais. Apesar de suas dificuldades, as crianças que sofrem desse
transtorno, são puras, possuem um grande coração, uma bondade sem limites, são
fiéis, sinceras, e possuem valores sem fim que podemos descobrir somente
olhando um pouquinho para o seu interior.
Considera-se que a Síndrome de Asperger afeta de 3 a 7 de
cada 1000 crianças, entre os 7 e os 16 anos de idade. Os números não são
exatos, mas se reconhece que é um transtorno que afeta mais frequentemente os
meninos que as meninas.
As causas do Asperger
Existe um
componente genético com um dos pais. Com certa frequência é o pai que apresenta
um quadro completo de Síndrome de Asperger. Em ocasiões, existe uma clara
história de autismo em parentes próximos. O quadro clínico que se apresenta,
está influenciado por muitos fatores, incluindo o fator genético, mas na
maioria dos casos não existe uma única causa identificável.
Como lidar com a Síndrome de Asperger na
escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de
aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele
de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar
ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de
interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de
aprendizagem. Se ele tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para
introduzir o sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser
comunicadas antecipadamente.O que diferencia o Autismo de Asperger:
Fonte: http://novaescola.org.br/formacao/sindrome-asperger-625099.shtml
http://br.guiainfantil.com/asperger/152-sindrome-de-aspeger.html
http://br.guiainfantil.com/autismo/153-diferencas-entre-asperger-e-autismo-.html
http://br.guiainfantil.com/autismo/153-diferencas-entre-asperger-e-autismo-.html
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