Na disciplina Projeto Integrador I, o professor
Juarez nos trouxe um vídeo inspirador, “A escola é chata”.
Na atividade proposta, deveríamos assistir ao
vídeo em questão, e em seguida compará-lo com alguns questionamentos, tais
como:
Quais as lembranças
mais marcantes você guarda de sua história escolar?
Do que você mais gostava na escola? Do que gostava menos?
Por quê?
Quem eram seus professores preferidos? Por quê?
E os professores dos quais não gostava? Por quê?
Como eram caracterizados os melhores e os piores alunos?
Como era o processo ensino-aprendizagem?
Como era a relação entre professores e alunos?
E a relação com os gestores escolares?
Como foi seu processo de alfabetização? E como ele
interferiu em sua relação com a leitura e a escrita?
Como era a sua relação com os colegas?
O que você achava dos trabalhos e atividades solicitados
pelos professores?
Quais as festividades e comemorações aconteciam na escola?
Como eram as brincadeiras e jogos?
Algum fato histórico marcou sua vida escolar?
Alguém, na escola, contribuiu significativamente para que
você se tornasse o que é hoje? De que maneira?
Para a realização da tarefa, fomos levadas as lembranças escolares. Podemos
viajar no tempo, e expor o nosso ponto de vista sobre a nossa vivência com as
pessoas que faziam parte do ambiente escolar na nossa época de escola.
Dessa forma, segue abaixo as nossas observações:
Na minha vida escolar, as primeiras séries
foram as mais marcantes e que me inspiravam mais a estudar, haviam professores
com amor e dedicação em ensinar com paciência em responder cada indagação
impressionante, claro havia também os professores menos inspiradores sendo um
ou dois no máximo.
No início da minha vida escolar o vídeo
anexado não tem relação alguma, muito pelo contrário minha sede de conhecimento
era tão grande que quando chegava o final de semana eu queria que passasse
logo...rs. Já o ensino médio o vídeo tem relação, pois aquela disposição de
ensinar não se encontrava presente, parece que eles queriam apenas cumprir horários.
Com isso, tudo que me interessava era o que acontecia fora da sala de aula.
Camila Nascimento
Comparando todas essas perguntas ao vídeo em
questão, me recordei de uma frase que ouvia muito na minha época de escola...
Eu gosto da escola, não gosto é de estudar! Confesso que nunca parei para
analisar e entender o porquê dessa afirmação. Como não gostar de estudar, se é
a educação que nos transforma e nos faz evoluir em todas as áreas? Talvez essas
pessoas não estivessem sendo devidamente estimuladas a gostar de estudar. Como
aluna, pude conhecer bons professores, porém com pouco empenho em fazer mais do
que a “obrigação” de passar a matéria e aplicar a prova, como um professor de
física que tive no ensino médio. Era uma pessoa extremamente inteligente,
porém, detestado por todos os alunos. Ele chegava à sala, e nos dava um bom dia
frio, parecendo que estava cansado por estar ali em mais um dia. Como
consequência, as aulas eram cansativas, e aprendíamos o conteúdo “na marra”.
Provavelmente, esse era um dos principais motivos para muitos colegas não
gostarem da disciplina, e acabarem generalizando a situação, e englobando todas
as demais numa mesma opinião. Por outro lado, tive a oportunidade de conviver
também com professores extraordinários. Posso os definir como
profissionais que amavam a função de educar. Davam o seu melhor, e eram
apaixonados pelo que faziam em sala de aula, e isso acabava refletindo em nós,
fora dela. Como deduzo isso? Pelo empenho e dedicação que tinham ao passar o
conteúdo e interagir com a turma. Eram professores que deixaram saudade e que
com certeza lembrarei por toda a vida com muito carinho e admiração. Lembro-me
de uma professora que tive no ensino fundamental, e que com certeza é uma
referência como educadora. Nossa, ela era incrível. Amável, atenciosa, uma
amiga. Tenho lindas memórias do tempo de escola. As amizades, as experiências e
descobertas. As conversas no trajeto entre casa e escola, as brincadeiras no
intervalo de uma aula e outra. Enfim, escola não é um lugar chato. Chato é esse
sistema que deixa as salas de aula lotadas, escolas precárias, sem uma
infraestrutura adequada, com professores cansados e desgastados, com um
cronograma de ensino que não estimula os educadores, nem os educandos. Chato é
saber que temos recursos, mas que infelizmente não são devidamente investidos e
aplicados.
Lídia Dantas
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